A pesquisa qualitativa é uma metodologia de caráter exploratório. Seu foco está no caráter subjetivo do objeto analisado.
Em outras palavras, busca compreender o comportamento do consumidor, estudando as suas particularidades e experiências individuais, entre outros aspectos.
Nesse método, as respostas costumam não ser objetivas, ou seja, os resultados obtidos não são contabilizados em números exatos.
A coleta dos dados pode ser feita de diversas maneiras diversas. Por exemplo, através de grupos de discussão (focus groups) e entrevistas qualitativas individuais (entrevista em profundidade).
Normalmente, a amostra é pequena e os entrevistados são estimulados a se sentirem à vontade para dar sua opinião sobre assuntos que relacionados com o objeto de estudo.
A pesquisa qualitativa costuma ser realizada quando o objetivo do estudo é entender o porquê de determinados comportamentos.
A pesquisa qualitativa pode ser engenhosa, mas é uma boa opção se você quer manter sua empresa saudável e competitiva, o que se mostra fundamental no mercado atual.
Basta se certificar de que ela é o método mais adequado para obter as respostas que você está precisando.
Com uma pesquisa bem estruturada e uma boa metodologia na coleta de dados, você consegue transformar seu projeto em bons frutos.