PESQUISA DE OPINIÃO - SATISFAÇÃO - MERCADO
Também conhecida como sondagem, a pesquisa de opinião é um levantamento estatístico com amostra específica da opinião pública. Ela indica as opiniões de uma determinada população analisada, através de perguntas para uma fatia deste grupo e extrapolando as respostas para um grupo maior dentro do intervalo de confiança.
A pesquisa de opinião é uma forma de saber o que as pessoas com um perfil definido pensam e se comportam. Não há limites para a sua abrangência e hoje as técnicas e metodologias são avançadas e imparciais. Qualquer temática pode ser explorada em um projeto de pesquisa de opinião – de temas polêmicos às situações cotidianas. Frequentemente, empresas, instituições públicas e privadas, ONGs e empreendedores de todos os gêneros utilizam a pesquisa de opinião como recurso de Pesquisas Eleitorais, Pesquisas de Mercado, Pesquisas de Satisfação, entre outras.
Entre as suas principais vantagens, de forma resumida, podemos citar:
- Compreender que tipo de informação você precisa para a sua demanda e que favoreçam os objetivos da empresa.
- Gerar informações até então ocultas sobre o mercado, concorrentes, o seu negócio ou a sua clientela, de forma a aplicá-las de forma estratégica, gerando diferencial.
- A pesquisa de opinião pode ser qualitativa ou quantitativa, e pode ser amplamente customizada ao seu contexto.
- Possui diversos tipos de técnicas e metodologias que podem se adequar a qualquer objetivo de pesquisa.
Tipos de pesquisas de opinião:
- Pesquisa de Opinião
- Pesquisa de Mercado
- Pesquisa de Satisfação
- Pesquisa Eleitoral
As pesquisas podem ser aplicadas por telefone (CATI - Computer-assisted telephone interviewing), presencialmente (Ponto de Fluxo, domiciliar e cliente oculto) ou pela internet (Formulário on-line).